Ação
Desenvolve-se em campo aberto,focado no personagem principal,lutador que tudo enfrenta por amor e por seus ideais.
O estudo em questão nos traz um jogo e movimento de personagens entrando em contato,entre eles temos: Arnaldo,o protagonista que entra em contato com D.Flor (sua adorada irmã de leite), capitão-mor (seu patrão a quem teme e respeita), Jó (um velho solitário considerado seu mestre), Anhamum (chefe da tribo), Aleixo Vargas (conhecido Moirão), Justa (sua mãe) e Alina (sua prometida prometida futura esposa).
Temos como visão maior de mundo a ação grandiosa de Arnaldo ao socorrer D.Flor após seu desmaio, ao ver o incêndio alastrando-se na floresta, e todas as outras ações de Arnaldo com a finalidade de estar sempre protegendo D.Flor.
Lugar
"O sertanejo" se passa em Quixeramobim (sertão nordestino).
Lugares múltiplos: Fazenda da Oiticica e a fazenda do Bargado.
Momentos significativos: As reminiscências de D.Flor,voltando-se a sua infância e adolescência, e refletindo sobre tais momentos.
Tempo
Romance menos expressivo publicado em 1875.
Tempo cronológico:O fluir do tempo obedece ao movimento dos ponteiros do relógio.O romance corre numa regularidade fixa, entretanto há o recurso do flashback,,ou seja,a volta ao passado, para que o leitor saiba como foi a convivência durante a infância e adolescência de Arnaldo e D.Flor.
Personagens
Característicos do sertão,classificados como planos pois mantém suas características e seus pontos de vista do início ao fim.
Trama
O romance destaca-se como vertical pois tem a presença de marcas que imprimem no íntimo dos personagens
Verossimilhança
A obra apresenta características que fogem do realismo fantástico, enquadrando-se como real.
Ponto de vista
Nos primeiros capítulos da obra,o narrador, em terceira pessoa,nos apresenta a paisagem local,em seguida,aparece o herói da trama, o jovem Arnaldo.A narrativa inicia em 1764,em Quixeramobim,Ceará, com a descrição de um comboio do capitão-mor e sua mulher D.Genoveva, retornando á fazenda Oiticica.
Tipo de romance
Caracteriza-se como romance fechado, pois o romancista no final da obra, coloca todos os pingos nos "ii", deixando bem claro o pensamento D.Flor e a decisão de Arnaldo, e monofônico pois destaca apenas um aspecto como ideia central, tendo D.Flor o centro do interesse da obra.
03 outubro, 2011
06 setembro, 2011
Poesia Lírica de Cecília Meireles
O gênero lírico se faz, na maioria das vezes, em versos e explora a musicalidade das palavras.Um elemento fundamental neste gênero é o eu-lírico, que expressa as emoções mais subjetivas da alma.Envolve também alogicidade e a repetição.
Um exemplo desse gênero é uma das poesias de Cecília Meirelles no livro Solombra.
Eu sou essa pessoa a quem o vento chama,
a que não se recusa a esse final convite,
em máquinas de adeus,sem tentação de volta.
Todo horizonte é um vasto sopro de incerteza:
Eu sou uma pessoa a quem o vento leva:
já de horizontes libertada,mas sozinha.
Se a Beleza sonhada é maior que a vivente.
dizei-me:não quereis ou não sabeis ser sonho?
Eu sou uma pessoa a quem o vento rasga.
Pelos mundos do vento em meus cílios guardadas
vão as medidas que separam os abraços.
Eu sou essa pessoa a quem o vento ensina:
"Agora és livre, se ainda recordas."
(Solombra, p.794)
TEMA: O vento
TESE: Em geral as poesias de Cecília no livro Solombra envolvem angústia,melancolia. Há consciência de tempo.Não acontece diferente nessa poesia onde ela fala sobre o vento que leva, que chama e onde demonstra ser forte através da capacidade do eu lírico superar o tempo e a morte.
04 setembro, 2011
Comentário do Livro "A megera domada"
A comédia de Shakespeare é uma história vivida em Pádua, os personagens principais são: Batista e suas filhas Catarina e Bianca,Lucêncio,Grêmio e Hortêncio pretendentes de Bianca, e Petrucchio pretendente de Catarina.
A trama se desenrola,quando Bianca tem vários admiradores para se casar, mas o pai Batista determinou que ela só poderia casar-se depois que a filha mais velha, que é Catarina se casasse.
Catarina é a megera da história, de um gênio terrível, e Bianca sua irmã é doce e meiga.
Essa é uma comédia onde todos fazem tudo por amor.
Os pretendentes de Bianca querem de qualquer forma aproximarem-se dela, e para isso Lucêncio troca de roupa com Trânio e finge ser professor de Línguas de Bianca.Grêmio um homem mais velho,vizinho de Batista também se coloca na disputa para conquistar Bianca. Hortêncio também apaixonado por Bianca, pede ajuda a seu amigo Petrucchio que chega em Pádua afim de encontrar uma mulher para casar-se.Como Hortênsio sabe que Bianca só poderá se casar depois de Catarina casada, então ele usa como estratégia apresentar Petrucchio para Catarina,pois se os dois se casarem, logo Bianca estará livre para também se casar.
Catarina, a megera, é olhada por todos como uma mulher dificil de lidar,intolerante,entretanto Petrucchio não se importa com isso, porém ela precisa ter um bom dote.
Catarina é apresentada a Petrucchio e ela o acha um rústico,grosso,mas ele está disposto a fazer de tudo para tê-la como esposa.
Batista concede a mão de Catarina a Petrucchio, e eles se casam. Depois Lucêncio consegue também a mão de Bianca e marcam o noivado.
Após o casamento, Petrucchio leva Catarina para sua casa e com seu jeitão consegue colocar a megera na linha,ela passa a ser obediente e submissa ao seu esposo, mudando assim seu gênio difícil, e surpreendendo todos com tal mudança.
O livro se identifica como uma comédia , pois consegue despertar no leitor risos e um estado emocional alegre,além disso tem como personagens seres reais.
03 setembro, 2011
Orgulho de estar aqui ...
"Se um médico,um advogado ou um dentista tivessem,de uma só vez,45 pessoas no seu gabinete ou consultório,todas elas com diferentes necessidades e algumas que não querem estar ali,e o médico,o advogado ou o dentista tivessem que tratá-las com elevado profissionalismo durante dez meses,então poderiam fazer uma idéia do que é o trabalho do professor na sala de aula!"
Acadêmicos em Letras, valorizem o curso e tenham orgulho da futura profissão!
25 agosto, 2011
Comentário do Livro Antígona
Antígona conta uma tragédia vivida em Tebas de uma família em ruínas. A personagem principal é Antígona filha de Édipo (ex rei de Tebas), sobrinha de Creonte, irmã de Ismênia,Etéocles e Polinice.
A drama começa com a revolta de Antígona com seu tio, rei Creonte, depois da morte de seus dois irmãos na guerra de Tebas. No qual o rei decreta que será proibido sepultar Polinices, porque atentou contra a cidade de Tebas, e já Eteócles que guerreou a favor terá honras na sua seputura. Antígona entretanto,desobedece a ordem do rei e é condenada a morte.
O livro Antígona se identifica como um gênero dramático, pois apresenta ações humanas que simbolizam a transgressão da ordem no contexto familiar,além disso apresenta personagens nobres, membros da aristocracia. Existe no livro uma situação de conflito quando Antígona não concorda com o decreto do rei, e o desobedece realizando o sepultamento de seu irmão.É uma história que realmente leva o leitor a um estado de tensão emocional.
Ao enfrentar o rei,Antígona deixa um exemplo de amor fraternal e de uma mulher de opinião própria.Mesmo sabendo que pode lhe acontecer o pior como consequência,ela segue sua razão e suas crenças, e deseja realizar o que é justo aos seus olhos.
No final da drama ocorre acontecimentos funestos. A morte de Antígona,e como consequência a indignação de seu namorado Hêmon (filho do rei) matando-se, e também a morte de sua mãe Eurídice fazendo o mesmo ao ver o filho morto.
Em contrapartida tem o arrependimento de Creonte,reconhecendo seu erro e se tornando uma pessoa melhor no final da história.
Foi importante para mim conhecer mais uma tragédia da literatura, me ajudou a perceber realmente a diferença desse gênero para os outros e ampliou o meu conceito sobre o que acontece no gênero dramático.
Link do livro
http://www.lendo.org/wp-content/uploads/2007/06/antigona.pdf
Link do livro
http://www.lendo.org/wp-content/uploads/2007/06/antigona.pdf
Flávia Teodoro
01 agosto, 2011
Seja Bem-vindo!
Este espaço é reservado para leituras e escritas do curso de Letras/Português da Unimontes.Aqui você poderá conhecer textos literários,teóricos e críticos em torno dos estudos linguisticos e literários.
Assinar:
Comentários (Atom)