06 setembro, 2011

Poesia Lírica de Cecília Meireles




O gênero lírico se faz, na maioria das vezes, em versos e explora a musicalidade das palavras.Um elemento fundamental neste gênero é o eu-lírico, que expressa as emoções mais subjetivas da alma.Envolve também alogicidade e a repetição.
Um exemplo desse gênero é uma das poesias de Cecília Meirelles no livro Solombra.



Eu sou essa pessoa a quem o vento chama,
a que não se recusa a esse final convite,
em máquinas de adeus,sem tentação de volta.
Todo horizonte é um vasto sopro de incerteza:
Eu sou uma pessoa a quem o vento leva:
já de horizontes libertada,mas sozinha.
Se a Beleza sonhada é maior que a vivente.
dizei-me:não quereis ou não sabeis ser sonho?
Eu sou uma pessoa a quem o vento rasga.
Pelos mundos do vento em meus cílios guardadas
vão as medidas que separam os abraços.
Eu sou essa pessoa a quem o vento ensina:
"Agora és livre, se ainda recordas."

                                 (Solombra, p.794)


TEMA: O vento

TESE: Em geral as poesias de Cecília no livro Solombra envolvem angústia,melancolia. Há consciência de tempo.Não acontece diferente nessa poesia onde ela fala sobre o vento que leva, que chama e onde  demonstra ser forte através da capacidade do eu lírico superar o tempo e a morte.


04 setembro, 2011

Comentário do Livro "A megera domada"


A comédia de Shakespeare é uma história vivida em Pádua, os personagens principais são: Batista e suas filhas Catarina e Bianca,Lucêncio,Grêmio e Hortêncio pretendentes de Bianca, e Petrucchio pretendente de Catarina.

A trama se desenrola,quando Bianca tem vários admiradores para se casar, mas o pai Batista determinou que ela só poderia casar-se depois que a filha mais velha, que é Catarina se casasse.
Catarina é a megera da história, de um gênio terrível, e Bianca sua irmã é doce e meiga.
Essa é uma comédia onde todos fazem tudo por amor.
Os pretendentes de Bianca querem de qualquer forma aproximarem-se dela, e para isso Lucêncio troca de roupa com Trânio e finge ser professor de Línguas de Bianca.Grêmio um homem mais velho,vizinho de Batista também se coloca na disputa para conquistar Bianca. Hortêncio também apaixonado por Bianca, pede ajuda a seu amigo Petrucchio que chega em Pádua afim de encontrar uma mulher para casar-se.Como Hortênsio sabe que Bianca só poderá se casar depois de Catarina casada, então ele usa como estratégia apresentar  Petrucchio para Catarina,pois se os dois se casarem, logo Bianca estará livre para também se casar.
Catarina, a megera, é olhada por todos como uma mulher dificil de lidar,intolerante,entretanto Petrucchio não se importa com isso, porém ela precisa ter um bom dote.
Catarina é apresentada a Petrucchio e ela o acha um rústico,grosso,mas ele está disposto a fazer de tudo para tê-la como esposa. 
Batista concede a mão de Catarina a Petrucchio, e eles se casam. Depois Lucêncio consegue também a mão de Bianca e marcam o noivado.
Após o casamento, Petrucchio leva Catarina para sua casa e com seu jeitão consegue colocar a megera na linha,ela passa a ser obediente e submissa ao seu esposo, mudando assim seu gênio difícil, e surpreendendo todos com tal mudança.

O livro se identifica como uma comédia , pois consegue despertar no leitor risos e um estado emocional alegre,além disso tem como personagens seres reais.


03 setembro, 2011

Orgulho de estar aqui ...



"Se um médico,um advogado ou um dentista tivessem,de uma só vez,45 pessoas no seu gabinete ou consultório,todas elas com diferentes necessidades e algumas que não querem estar ali,e o médico,o advogado ou o dentista tivessem que tratá-las com elevado profissionalismo durante dez meses,então poderiam fazer uma idéia do que é o trabalho do professor na sala de aula!"

Acadêmicos em Letras, valorizem o curso e tenham orgulho da futura profissão!