A comédia de Shakespeare é uma história vivida em Pádua, os personagens principais são: Batista e suas filhas Catarina e Bianca,Lucêncio,Grêmio e Hortêncio pretendentes de Bianca, e Petrucchio pretendente de Catarina.
A trama se desenrola,quando Bianca tem vários admiradores para se casar, mas o pai Batista determinou que ela só poderia casar-se depois que a filha mais velha, que é Catarina se casasse.
Catarina é a megera da história, de um gênio terrível, e Bianca sua irmã é doce e meiga.
Essa é uma comédia onde todos fazem tudo por amor.
Os pretendentes de Bianca querem de qualquer forma aproximarem-se dela, e para isso Lucêncio troca de roupa com Trânio e finge ser professor de Línguas de Bianca.Grêmio um homem mais velho,vizinho de Batista também se coloca na disputa para conquistar Bianca. Hortêncio também apaixonado por Bianca, pede ajuda a seu amigo Petrucchio que chega em Pádua afim de encontrar uma mulher para casar-se.Como Hortênsio sabe que Bianca só poderá se casar depois de Catarina casada, então ele usa como estratégia apresentar Petrucchio para Catarina,pois se os dois se casarem, logo Bianca estará livre para também se casar.
Catarina, a megera, é olhada por todos como uma mulher dificil de lidar,intolerante,entretanto Petrucchio não se importa com isso, porém ela precisa ter um bom dote.
Catarina é apresentada a Petrucchio e ela o acha um rústico,grosso,mas ele está disposto a fazer de tudo para tê-la como esposa.
Batista concede a mão de Catarina a Petrucchio, e eles se casam. Depois Lucêncio consegue também a mão de Bianca e marcam o noivado.
Após o casamento, Petrucchio leva Catarina para sua casa e com seu jeitão consegue colocar a megera na linha,ela passa a ser obediente e submissa ao seu esposo, mudando assim seu gênio difícil, e surpreendendo todos com tal mudança.
O livro se identifica como uma comédia , pois consegue despertar no leitor risos e um estado emocional alegre,além disso tem como personagens seres reais.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito boa sua análise, explicou direitinho do que se trata a obra. Beijos.
ResponderExcluirÓtima a sua análise sobre essa comédia de Shakespeare. "A Megera Domada" é uma grande obra que inspirou até um filme, que segue a mesma base: a filha mais nova só pode namorar quando a irmã mais velha - uma menina de gênio forte - conseguir um namorado.
ResponderExcluirAcho esta comédia a mais interessante de Shakespeare, pois narra uma história no qual todos fazem de tudo pelo amor. ótima análise Flávia.
ResponderExcluirBJUS.
Eu também li esta obra e adorei a trama, uma comédia muito boa que mostra que até as mulheres "megeras" podem se tornar um doce de pessoa se encontrarem um bom companheiro que as dome.
ResponderExcluir